Teoria Marcial

 
Artes-Marciais

    Derivada do latim, a palavra arte significa técnica e/ou habilidade, geralmente é entendida como uma manifestação humana de ordem estética que busca expressar idéias, sensações, pensamentos. O termo, marciais deriva de Marte deus da guerra do povo romano.

    Em uma tentativa de definição seria possível dizer que artes-marciais são técnicas, formas utilizadas pelo ser humano para guerra. Este combate sneod físico, sem armas ou munido de de armas simples sem pólpovra ou tecnologia.

    Entretanto, considerando o patamar tecnologócio atual falar em guerra nos remete a bombas nucleares, mísseis, radares, avisões, armas de fogo e todo um aparato bélico que seria inimáginavel em épocas anteriores, dessa forma, conclui-se que as artes marciais perdem o valor "marcial", pois não a cogitação em imaginá-las usadas em uma guerra atual. Outrossim, percebemos também que não obstante a este fato, as artes-marciais cresceram e "evoluíram" desde as origens, a cada vez reunindo mais adeptos.

    Qual o motivo desta contradição? Se a finalidade única da luta fosse a guerra não haveriam mais artes-marciais, é claro que muitos devem ter sido extintos, perdidos no tempo, mas vários deles cresceram e se expandiram pelo mundo. Há muita coisa por trás dos socos e dos chutes, existe um pensamento, um caminho ideológico que alguns estilos concebem como DO. Outros atributos também levaram a expansão das artes-marciais, a defesa pessoal, os benefícios a saúde, o bem-estar e aperfeiçoamente mental além da prática esportiva.

    Deste modo, eu me atreveria a conceituar arte-marcial ainda como uma arte que busca o aperfeiçoamento de técnicas para combate, porém, um combate interno, sem inimigo exterior. O praticante trava uma guerra contra si na busca da própria superação, que se dá na disciplina, nos treinos, nas competições, no equilíbrio mental, no respeito a si e aos outros.

        Veja Também:

OUTRO LINK

VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.